quinta-feira, 16 de maio de 2013

Uma santa dica para quem tem curso superior e se acha ou crê que pode humilhar as pessoas por causa disso.


    
Leniéverson Azeredo Gomes

 

     Ter nível superior, ter mestrado e doutorado, não faz a pessoa melhor ou maior, em relação a quem não tem essas coisas. Nem suas idéias devem ser sinônimo de mais sabedoria se compararmos com uma pessoa que tenha uma baixa escolaridade. Ter nível superior, ter mestrado e doutorado então não servem para nada? Não disse isso, o que se quer dizer é que o ser humano não pode usar a máxima brilhantemente definida por Roberto da Matta, que é o "Olha, com quem está falando". 

    Não é o currículo recheado que define a pessoa, mas a forma humilde que a pessoa expõe as suas idéias permitindo, respeitando, aceitando e não criminalizando as contradições opinativas. Nós, que temos nível superior – o blogueiro é formado em jornalismo - devemos ter em mente que, "aquele que se humilhar, será exaltado e, aquele que se exaltar, será humilhado" (Mt 23,12). 

     Texto bíblico de referência: " Fizeram-te rei (do festim)? Não te envaideças com isso. Sê no meio dos outros como qualquer um deles. Ocupa-te com eles e em seguida senta-te. Não tomes lugar a mesa, senão após cumpridos os teus deveres, assim te regozijarás por causa deles Receberás a coroa como um gracioso adorno, e ganharás a considerações dos convivas", Eclo 32, 1-3
 

Nenhum comentário: