segunda-feira, 20 de maio de 2013

Solenidade de Pentecostes


     
Pentecostes (em grego antigo: πεντηκοστή [ἡμέρα], pentekostē [hēmera], "o quinquagésimo dia") é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. 
O dia de Pentecostes ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus. Isto porque ele ficou quarenta dias após a ressurreição dando os últimos ensinamentos a seus discípulos, somando aos três dias em que ficou na sepultura somam quarenta e três dias, para os cinquenta dias que se completam da páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias; e foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.
Esta data litúrgica é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo.
 Para os cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. 
Por esta razão o dia de Pentecostes é, às vezes, considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.
Fonte: Wikuoedia

2 comentários:

Stefan disse...

NUNCA ESTIVEMOS TÃO NECESSITADOS DAS LUZES DO ESPIRITO SANTO PARA DISCERNIRMOS O MAL SOB APARENCIAS DE BEM!
Hoje em dia se nos apresentam os males de forma tão dissimulada que se assemelham ao bem, em principio se aparentariam, mas os resultados finais são inversos, principalmente quando nos sugerem nos desvencilharmos de um cristianismo para eles opressor, sem nos alertarem jamais que cairemos sob o tacão de escravagistas potestades.
No caso do Evangelho, os discípulos acuaram-se e trancaram-se, perturbados pelos estranhos fatos, mas revigorados pelo Espírito Santo partiram para o desafio, um contraste a nós que já no-Lo foi confirmado, mas amedrontados, vendo o mal proliferar à nossa volta e ainda, quem sabe, acrescentaríamos nosso quinhão de apoio a seu desabrochar, sendo a prova disso o crescimento da iniquidade e, muitos países de fundamentos cristãos, hoje governados por rancorosos grupos - como os comunistas aqui no Brasil - tentando se sobreporem a Deus com o aval de muitos de nós a seus projetos.
Não estaríamos divididos, daí não oportunizando ao Espírito de Cristo agir em nós para dissipar o medo, transformando covardes em mártires, trazer de volta a paz, reavivar a confiança no Mestre e partirmos para os desafios da missão?
A Festa de Pentecostes é ótima chance de avaliarmos nosso compromisso com o Evangelho, se somos missionários de fato e verdade e não de ideologias ou pontos de vista pessoais e, quem sabe, proporcionar-nos luzes suficientes e com ajuda de sábio sacerdote que possa nos ajudar a descobrir se cumprimos nossa missão, ou acaso se somos tragados pela voragem de um auto endeusado e niilista mundo de ocas ideologias.

Blog Católico do Leniéverson disse...

Sim, só o Espírito Santo paráclito para advogar no meio de nós. Que Deus te abençoe, te dê saúde e paz. Um abraço e volte sempre. Seus comentários são sempre bem vindos.