sábado, 1 de dezembro de 2012

Reflexão Litúrgica - 1º/12/2012



Leniéverson Azeredo Gomes



Chegamos ao mês de dezembro, o último do ano. É habitual por algumas pessoas começar a refletir e fazer um balanço  sobre o que fez ou deixou de fazer em 2012. Neste sábado da 34º Semana do Tempo Comum e também o último do tempo litúrgico, as leituras trazem a nós algumas considerações sobre isso. O evangelho de São Lucas narra o diálogo de Jesus com os seus discípulos. O Messias adverte a eles a respeito de alguns comportamentos inadequados para quem quiser O seguir, como, por exemplo, “a gula, a embriaguez, se preocupar em demasia com as coisas” (Lc 21, 34-36).
Quantos  de nós, neste ano de 2012, nos entregamos de “cabeça” em algumas atitudes consideradas reprováveis aos olhos de Cristo. Aquelas promessas em que eu e você, no final de 2011, prometemos mudar, mas não mudamos. No entanto, não há motivos para exaltações e tristezas. Cristo, no texto do evangelista Lucas, nos mostra que para transformar nossos corações e desviar a rota de nossas vidas em direção a Ele, requer duas coisas: “oração e vigilância em todos os momentos, no dia-a-dia, a fim de terem forças para escapar a tudo o que deve acontecer e ficar, sobretudo, de pé diante do Filho do Homem” (Lc 21,36).
O Senhor Jesus é caridoso e misericordioso com a nossa história, não se importa com o nosso passado, com o que nós fizemos lá trás. “Ele é o grande Deus, o grande Rei (...) a qual devemos vir adorar e prostrar por terra. (...) Porque Ele é o nosso Deus, nosso pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão”, bem nos lembra, o salmo de responsório de hoje (94).
Este é o Senhor, o qual nós devemos entregar todos os nossos projetos, depositar toda a nossa confiança, pois é “Ele quem fez o céu, o mar e modelou com as mãos esta terra” (Sl 94). E não é a toa que o refrão do Salmo diz: “Amém! Vem, ó Senhor Jesus! Amém”. Maranata, como também pode ser chamado o versículo grifado, é um termo que se repete em Apocalipse 22,20, e, é uma sinalização, uma indicação e uma recordação de que estamos as portas do Advento, que começa amanhã, dia 2. O Advento é um período penitencial em que a Igreja nos convida e nos orienta, a nos prepararmos  para esta grande parusia, ou seja, a esta grande vinda do Senhor no Natal.
Durante quatro semanas, as leituras serão para nós roteiros, a fim de nos ajudar a prepararmos nossos corações para este momento muito lindo que é o Nascimento de Jesus. E quem sabe “estas palavras inspiradas que são dignas de fé e verdadeiras” (Ap 22,6), nos ajude a pensar como fazer um 2013 diferente do que foi 2012 e, buscar colocar em prática, acima de tudo. 

Nenhum comentário: