terça-feira, 20 de novembro de 2012

Testemunhas de Jeová não comemoram aniversários: como isso pode gerar depressão e até suicídio - Parte II


 Leniéverson Azeredo Gones
        
Jerry Bergman
    Jerry Bergman, psicólogo do Northwest State College EUA, desenvolveu um estudo acadêmico, disponível no site http://www.torresobvigia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1030438210, muito consistente sobre doenças mentais. Ex-testemunha de Jeová, Bergman, fez uma pesquisa, a partir de estatísticas de resultados variáveis colhidas em diferentes povos e em épocas distintas, assim, obtendo algumas conclusões impressionantes. Segundo ele, “a taxa de doenças mentais entre as Testemunhas de Jeová está consideravelmente acima da média”.            
Bergman afirma que as proibições impostas pela Watchtower alcançaram todas as áreas da vida da pessoa cobrindo-as minuciosamente ao extremo. Eles condenam todos os feriados e celebrações, exceto uma que eles chamam de “memorial”, e por gerações tem desencorajado a educação superior e o progresso nas carreiras (embora eles tenham relaxado estas regras recentemente). Perder uma de suas cinco reuniões semanais (as atividades da Watchtower tomam entre 20 a 30 horas por semana, se tem consciência disso), e gastar tempo com não Testemunhas (exceto no proselitismo – condutas fundamentalistas) é também condenado. Como resultado, é muito difícil para uma criança criada como uma Testemunha desenvolver-se como um adulto bem-ajustado socialmente.
Eles ensinam que os do mundo são maus, mesmo que eles pareçam amáveis, pois esta é mais uma das táticas de Satanás para seduzir os irmãos para deixar a Organização. Proibidas de se envolverem em relacionamentos sociais normais e em muitas atividades escolares as crianças Testemunhas de Jeová crescem solitárias.           Apesar de desvios entre elas serem comuns, não raro traz culpa e ambivalência. Em adição a isso, há outras questões – especialmente a recusa em saudar a bandeira ou celebrar feriados – que ‘via de regra’ provoca o menosprezo de seus semelhantes, o que obstrui o desenvolvimento social normal.
    A Watchtower ensina as Testemunhas à “não quererem nada” com os críticos e a “não serem curiosos sobre o que às pessoas, que não são Testemunhas dizem”. Eles ainda se põem em posição antagônica quando vão de porta em porta, e desta experiência eles geralmente desenvolvem paranoia  De fato, a esquizofrenia paranoica é extremamente comum entre eles.

2 comentários:

maria disse...

Certas coisas que ferem a visão ou a audição devem ser filtradas pela razão para que não cheguem ao coração, pois ele distribui a todas as células do corpo e pode provocar uma infecção generalizada e atingir a alma.

Preciso de uma lente! Algo que aumente e me faça ver, também, latente o mais sublime! O eternamente PAI de todo ser vivente: O DEUS e CRIADOR Potente! É a FÉ, seguramente, que vai fazer firme essa corrente que me prende e me sustenta no Coração Clemente!

Fincarei raízes aqui e aprenderei muito mais, eu creio!
Obrigada por tão rica partilha!

Blog Católico do Leniéverson disse...

Obrigado pelas ricas e majestosas palavras. Que Deus lhe abençoe ricamente.Grato pela colaboração.