domingo, 26 de dezembro de 2010

Heresia Moderna nº 3 - Trabalho como agente de pastoral, dou minha vida, dou meu sangue para a Igreja, mas não preciso de formação.

Leniéverson Azeredo Gomes

“ Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” .Esse é um trecho da 2ª Carta de São Paulo ao povo de Timóteo e expressa a identidade e o sentido da Palavra de Deus.Além de mostrar, o papel da Verdade revelada na construção de um homem santo e imitador de Cristo.
Isso concorda com o artigo 25, a Constituição Dogmática “Dei Verbum”, que chama a atenção de “todos os fiéis cristãos (...) para que façam leitura freqüente das divinas Escrituras e aprendam ‘ a eminente ciência de Jesus Cristo’ (Fl 3,8). ‘Com efeito, ignorar as Escrituras é ignorar Cristo’”.
É muito comum, nos cursos de formação cristã, concluir, não-raro em pregações, a falta de conteúdo de muitos cristãos católicos. Notoriamente a bíblia, para esses cristãos se torna um livro de enfeite no armário, na estante, em cima da escrivaninha, sendo lida muito pouco ou nada dela.
Mas se você pensa que isso é uma característica apenas de quem não “trabalha na Igreja”, está errado. Isso acontece também com quem desempenha funções pastorais. Diante da gravidade dessa situação, consideramos que não buscar formação bíblico-teológico para ser um bom cristão, é o pai de todas as heresias antigas e as modernas descritas neste blog.
Seria a mesma coisa de um ator, não estudar, por exemplo, o método de Stanilawski para atuar, um médico não saber rudimentos de anatomia, um jornalista – como o autor deste blog - não saber, por exemplo, conhecimentos importantes do idioma de Camões (Língua Portuguesa).
Os membros da Igreja, que, ao se lembrar da palavra de Cristo aos seus apóstolos: “Quem vos ouve, a mim ouve”.(Lc 10,16), acabam recebendo com mais docilidade os ensinamentos e as diretrizes da Igreja, afirma o parágrafo 87 do Catecismo da Igreja Católica.
Vejamos algumas pontuações importantes das Sagradas Escrituras para que nós sejamos cristãos católicos de fato e melhores agentes de pastorais.
Para o Sacrossanctum Concilium, em seu artigo 24, “É máxima a importância das Sagradas Escrituras, pois dela são tirados os textos que se lêem e que são explicados na homilia e os salmos cantados, na celebração da liturgia. É de sua inspiração que surgiram as preces, a orações e os hinos litúrgicos. É dela também que as ações e os símbolos tiram a sua explicação”.
Em paralelo, a Gaudium et Spes, assegura que é pela contemplação e estudo dos que crêem, os quais as meditam em seu coração, e em especial, “ a pesquisa bíblica e teológica, é que se pode aprofundar o conhecimento da palavra revelada”.”Deus quer todos sejam salvos e tenham conhecimento da verdade” (I Tm 2,4), mas alguns prefere estar e não estar na Igreja.Estão fisicamente, mas não estão pastoralmente e eucaristicamente.
Por outro lado, a Teologia da Prosperidade, com sua dinâmica tem colaborado para uma nova interpretação do ser cristão.É claro, que nas seitas neo-pentecostais há membros ativos, por exemplo na Igreja Universal do Reino de Deus, são chamados de obreiros.Mas as pessoas vão nessas denominações, não para conhecer o Jesus que cura, mas sim, as curas, os milagres e bênçãos financeiras de Jesus.
Se transportamos isso para a nossa Igreja Católica, vamos perceber essa tendência, sobretudo em Igrejas que realizam as chamadas missas de cura e libertação da Renovação Carismática Católica.Nesse caso, segundo alguns especialistas em comportamento Cristão, toda essa visão sobre Deus pode resultar em pelo menos duas coisas: a mais óbvia que é uma relação de interesse para com Deus ou em casos mais graves pode gerar a apostasia (repúdio total a fé cristã), sendo este último ocasionado pelo fato de acontecer uma frustração por Deus não promover a benção que pediu a Cristo.
Se retomarmos o primeiro parágrafo deste artigo, chegaremos a conclusão que para sermos cristãos melhores dentro da Igreja, temos que conhecer a Palavra de Deus que é a base da Doutrina Católica. É conhecendo esta verdade, que estaremos libertos e poderemos amar cada vez mais e de forma comprometida, esta Igreja fundada pelo Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus.