terça-feira, 20 de julho de 2010

Jesus tinha irmãos ou não? Como desconstruir uma visão errada sobre o assunto?

 Leniéverson Azeredo Gomes



      Jesus tinha irmãos ou não?A liturgia de hoje traz a berlinda esta polêmica bíblica descrita em Mt 12, 46-50. Varias vertentes protestantes, algumas edições de revistas científicas, ateus e agnósticos, dizem que Maria, a mãe de Cristo teve mais filhos. Novamente entra em cena o conceito luterano da Sola Scriptura (Só a Escritura), onde se pinça um texto para manipular um contexto para fins de pretexto.

   Para compreender a questão, vamos dividir a explicação em três:

   a)O conceito de irmão em hebraico, grego e aramaico;
       b) Personagens principais envolvidos e
       c) Juntar as peças do quebra-cabeça.

a) O conceito de irmão em hebraico, grego e aramaico:


     Vejam o que diz a bíblia de Jerusalém – uma das edições católicas específicas para estudo da interpretação das Sagradas Escrituras - diz sobre isso:

    “Há diversas menções de “irmãos” (e “irmãs”) de Jesus (13,55; Jo 7,3; At 1,14; 1 Cor 9,5; Gl 1,19).Embora tendo o sentido primeiro de “irmão de sangue”, a palavra grega usada (adelphos), assim como a palavra correspondente em hebraica e aramaico, pode designar relações de parentesco mais amplas (Gn 11,27;13,8;29,15; Lv 10,4), e principalmente um primo irmão (1 Cr 23,32). O grego possui outro termo para “primo”(anèpsios).Em Cl 4,10, atesta-se o único emprego deste termo no Novo Testamento.
     O livro de Tobias, entretanto, mostra que ambas as palavras podem ser indiferentemente usadas para falar da mesma pessoa: cf. 7,2 “nosso irmão Tobit” (adelphós ou anèpsios conforme os manuscritos).
Desde a patrística – dos primeiros padres da Igreja, a interpretação predominante viu nesses “irmãos” de “Jesus”, de acordo com a crença na virgindade perpétua de Maria. “Além disso, isto concorda com Jo 19,26-27 o qual deixa supor que, na morte de Jesus, Maria estava sozinha”.

       b) Personagens principais envolvidos;

     • As 3 “Marias”:Maria Santíssima, Maria Madalena e Maria de Cléofas;
     • Os tais “irmãos” de Jesus: os apóstolos de Cristo Tiago, José, Simão e Judas (não o que traiu Jesus);
     • Outro Tiago;
     • João
     • José (pai adotivo de Jesus);
     • Alfeu;
     • Zebedeu

c) Juntar as peças do quebra-cabeça.

   Entre os versículos 46 e 49, do capítulo 12 de Mateus, fala, pelo menos, a expressão “a mãe e os “irmãos”” de Jesus.Os versículos 55 e 56 do capítulo 13 de Mateus, nos lembra a filiação terrena de Cristo – Ele era filho adotivo de um certo carpinteiro (José) e biológico de Maria Santíssima -, fala de “irmãs” e relaciona os tais “irmãos” de Jesus : Tiago, José, Simão e Judas.
   O desavisado poderia concluir que, de fato, os quatro discípulos eram irmãos de sangue de Cristo, o que levaria a crer numa espécie de nepotismo na escolha de parte dos seus doze apóstolos. No entanto, o trecho da passagem de At 1, 13-14, começa a dar uma ducha de água fria, quando diz:
“Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago (FILHO DE ALFEU), Simão (o Zelador ou Zelota) e JUDAS (IRMÃO DE TIAGO). Todos eles perseveravam juntos em oração (...) com Maria, mãe de Jesus, e os” irmãos” dele”. (Ed. Ave-Maria)

   Nota-se que há dois “Tiagos” no intervalo do capítulo. Um deles já começa a ser caracterizado como o filho de Alfeu e irmão de Judas. A nota da edição Bíblica Ave-Maria para o versículo 17, do capitulo 12, elucida que esse Tiago, tratado como “irmão” de Jesus, era, na verdade o Tiago Menor – o que deduz ser Maior o outro Tiago.
     Portanto sabemos quem é o Tiago Maior e o Menor. O capitulo 10, do livro de Mateus, narra a escolha dos apóstolos por Jesus. Nos versículos dois, três e quatro deste capítulo Cristo chama três blocos de apóstolos, dos mais aos menos ligados a ele, segundo nota “d” da Bíblia de Jerusalém, acompanhem:
   “Estes são os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão(Pedro), depois André, seu irmão.TIAGO, FILHO DE ZEBEDEU, e JOÃO, seu IRMÃO.Felipe e Bartolomeu.Tomé e Mateus, o publicano. TIAGO, FILHO DE ALFEU, e TADEU (JUDAS). SIMÃO, o Cananeu, e Judas Iscariotes (que traiu Jesus)”.
       É preciso lembrar que o primeiro Tiago (irmão de João – João Boanerges, autor do quarto evangelho e do livro do Apocalipse), descrito na passagem era o Tiago Maior e o segundo Tiago (irmão de Judas ou Tadeu) era o Menor.
     É importante frisar também, que, Tiago Maior e seu irmão João eram creditados, na passagem, filhos de Zebedeu e o Tiago Menor e o seu irmão Tadeu (Judas) eram filhos de Alfeu.
    Se relermos o texto de Mateus 12, 46-49, iremos perceber que os dois Tiagos eram filhos de filhos de pais diferentes e não de José, esposo de Maria Santíssima: o primeiro de Zebedeu e o segundo de Alfeu.Mas não diz quem é a mãe dos dois, mas seriam de Nossa Senhora, então?Não.
    Vamos por partes. Em Mateus 27, 56, relata três mulheres que estavam perto da cruz de Jesus: Maria Santíssima, Maria Madalena e Maria (mãe de Tiago e de José) e a mãe dos filhos de Zebedeu.Na nota “d” da Bíblia de Jerusalém, referente ao texto de Jo 19,25, fala de uma outra Maria, a de Cleofas.
   De acordo com a biografia, organizada pelo Professor Felipe Aquino, “Cléopas era um dos dois discípulos que no dia da ressurreição de Jesus, voltando a Emaús ao término das celebrações pascais, foram alcançados na estrada e acompanhados pelo Ressuscitado, que reconheceram somente depois de terem sido advertidos e terem generosamente oferecido hospitalidade. Se dermos uma olhada à etimologia do seu nome, descobrimos que Cléopas e Alfeu são a transcrição e a pronúncia do mesmo nome hebraico Halphai, ou dois nomes usados pela mesma pessoa. Conclui com isso que, Cléopas e Alfeu seja o pai de Tiago, o Menor e José, isto é, primos do Senhor. No evangelho de João, Maria, mãe de Tiago e José, é chamada de esposa de Cléopas, e irmã, em sentido mais ou menos próprio, da Mãe de Jesus”.
      Já sabemos que Alfeu (Cleofas) e Maria de Cleofas – irmã biológica da mãe de Jesus-, são pais de Tiago Menor, José, Judas Tadeu e Simão, o Cananeu.Compreendemos também que, Zebedeu é pai de Tiago Maior e João, o Evangelista, mas o versículo 55, do capítulo 27 de Mateus conta sobre sua existência, mas não diz o seu nome .Compreendida a charada?